Pages

sexta-feira, 18 de abril de 2014

A chave de Sarah

Sempre tive forte interesse por ler coisas que aconteceram ou foram inspiradas por algum contexto histórico, principalmente, se tratando da segunda guerra mundial. Com “A chave de Sarah” tive esse interesse assim que li a sinopse.  E garanto que é um dos melhores livros que já li no geral e também um dos melhores que envolve o tema que tanto me fascina. É uma leitura incrível e revoltante ao mesmo tempo, assim como os clássicos do tema, como “O diário de Anne Frank”, “A menina que roubava livros” e “O menino do pijama listrado”.

Mas, falando um pouco mais sobre a história. O livro é intercalado em duas histórias: a de Julia Jarmond e a de Sarah Starzynski. Julia Jarmond é uma jornalista americana (amo ler livros onde a protagonista é uma jornalista, diga-se de passagem, haha) que vive em Paris, é casada e tem uma filha. Julia tem que cobrir o 60º aniversário da grande concentração no Vélodrome d’Hiver (Fato verídico que foi realizado em 16 e 17 de junho de 1942, em Paris, e foi o maior aprisionamento de massa de judeus realizado na França durante a Segunda Guerra Mundial) e aí que acaba revirando o passado e descobrindo a história de Sarah.

Sarah era apenas uma garotinha quando foi realizado esse fato horrível. Judia, teve que deixar sua casa para ser levada à força juntamente com sua família. Mas, Sarah tinha um irmãozinho, o Michael. E ela trancou Michael em um armário, ficando com a chave e prometendo que voltaria buscá-lo. 

Michael
Os anos se passaram e eu ainda tenho a chave.
A chave do nosso esconderijo secreto.
Está vendo? Eu a guardei, dia após dia, tocando-a,
Lembrando-me de você
Jamais me separei dela desde o dia 16 de julho de 1942
Ninguém aqui sabe. Ninguém aqui sabe sobre a chave, sobre você.
Sobre você no armário.
Sobre papai e mamãe.
Sobre o campo.
Sobre o verão de 1942.
Sobre quem eu realmente sou.

É impossível não se apegar à Julia e, principalmente, à Sarah. E impossível também não se revoltar pensando em todo esse episódio triste que marca a história do mundo todo. É importante lembrar sempre para que nunca venha a acontecer algo parecido.

Uma das coisas que mais me fascinou no livro também foi aprender sobre o “Vel d’Hiv”, que até ler eu nunca havia ouvido falar sobre. Quando aprendemos sobre a Segunda Guerra Mundial ouvimos falar muito sobre o que os alemães fizeram, mas lendo e depois pesquisando um pouco mais, podemos ver que os franceses também tiveram sua parcela de culpa, tanto que é um assunto delicado de se falar até os dias de hoje. Foto do memorial de “Vel d’Hiv”:


Quero ressaltar também que tem filme A chave de Sarah. E para os que, assim como eu, vivem com medo de assistir os filmes baseados nas obras que leram por medo de se decepcionar, eu garanto que esse não decepciona. É o filme que mostra uma obra mais próximo do livro que eu já assisti. Coloquei o trailer aqui no post para que possam ver, super recomendo! 


Espero que gostem! 
Feliz Páscoa a todos! :)
XX Kauana Amine

3 comentários:

  1. Eu já tinha visto em algum lugar esse livro em promoção, lembro de ter achado a capa linda e morrer de vontade de ler. Também gosto de obras com embasamentos históricos, muito bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, e vou confessar, essas histórias com contextos em guerras e tristes acabam com a minha vida de cristã. ahuahuahuahuahuahua
    Eu sempre penso muito antes de pegar um livro desses, e digo que está de parabéns por ter pego esse. Parece triste, como também parece lindo. Bom saber também que o filme é tão bom quando o livro.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kauana!
    Eu também adoro ler sobre a IIGM, é a época da história mundial que mais gosto de estudar e que mais me emociona/cativa e tal. Já li vários sobre o assunto, e tenho uma pequena coleção de livros (que eu pretendo que se torne beeem grande), mas nunca li A Chave de Sarah, apesar de na época da escola ter visto na biblioteca. Vou aproveitar que sua resenha me fez lembrar dele, e pedir pra minha irmã pegar lá na escola pra mim, hihi.

    Um beijo!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir