Pages

sexta-feira, 28 de março de 2014

Primeira resenha: Os treze porquês.

Polêmico, maravilhoso, surpreendente, perturbador e triste, tudo ao mesmo tempo. Posso definir os Treze Porquês em uma mistura de adjetivos. Só não posso dizer que ele é um livro clichê. Ele é único e causa uma reflexão muito profunda para quem lê. Ele nos faz pensar nos pequenos detalhes do dia-a-dia, no que fazemos e falamos para as pessoas (ou no que deixamos de fazer/falar, que pode machucar tanto quanto). Vamos entrar um pouco mais a fundo.

Sinopse: “Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.”

A história da Hannah pode ser comparada com aquela velha história da bola de neve. O conjunto de vários problemas, mágoas, medos e receios se acumulam, formando uma bola de neve que derruba ela. Derruba de tal forma que ela não consegue se levantar. E por conta disso, resolve desistir da vida. É perturbador ler os motivos e tentar se colocar no lugar dela.


Essa história causa um choque de realidade, nos relembrando coisas que por vezes são esquecidas: a importância das nossas atitudes com os outros. Hesitamos de falar coisas boas que deveriam ser ditas e falamos coisas desnecessárias de forma agressiva, o que pode atingir a outra pessoa em proporções inimagináveis.

Trecho do livro: “Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.”

Suicídio é algo tão forte e ao mesmo tempo tão silencioso que é quase um tabu falar sobre. Quantas vezes ouvimos relatos de pessoas que conviviam com quem cometeu esse ato, mas nunca imaginou que a pessoa sofresse tanto? A questão é que a gente nunca pode saber exatamente o que acontece dentro do outro, muito menos julgar. Por isso é bom sempre procurar pensar antes de falar e julgar alguém. 

Encerro aqui minha primeira resenha, indicando o livro "Os treze porquês". Se alguém se motivar a ler ou já leu, sinta-se livre para se posicionar. Esse livro é um dos mais polêmicos que já li. Enquanto algumas pessoas defendem a Hannah e criam um apego por ela, outras a criticam por ter cometido esse ato. Acho que o autor (Jay Asher) soube trabalhar muito bem com o tema em uma leitura que prende o leitor do início ao fim. E até mesmo depois que acaba permanece a reflexão à cerca da mensagem que ele transmite.

Ótima companhia para o final de semana. Inclusive, bom final de semana a todos! XX Kauana Amine

4 comentários:

  1. Oie!
    Quero muito ler este livro! Sua resenha está ótima.
    P.S: tentei seguir o blog mas não consegui. Esse GFC acabando com as alegrias :(
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcela!!
      Obrigada, espero que tenha ficado boa a minha primeira resenha mesmo! *-*
      Ahh, estava difícil seguir pelo google, né? Também não estava conseguindo. Se ainda não estiver conseguindo tem como ir por esse link: https://www.blogger.com/manage-blogs-following.g e dai só digitar o nome do blog que quer seguir.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei esse livro. Li ainda estava no ensino médio e ele me deixou bastante atenta as coisas que aconteciam com as pessoas ao meu redor. Foi um dos melhore romances de estreia que li quando ais nova.
    Vou seguir aqui o blog.
    Beijinhos,
    juleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana!
      Esse livro é simplesmente maravilhoso, né? faz a gente prestar um pouco mais atenção nos detalhes de tudo o que acontece à nossa volta mesmo.
      Vou seguir você também.

      Beijoss!

      Excluir